sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A tecnologia a frente das relações humanas, seriamos uma geração de idiotas?



Em virtude do grande avanço tecnológico que se expande gradativamente no século XXI, a sociedade atual necessita muito do uso da internet. Será que realmente existe um limite entre o público e o privado?
Pesquisas revelam que a população está mudando de hábito passando mais tempo conectado à rede virtual do que em frente à televisão, ou livros, porém, nem todos os que usufruem da internet a usam para fins benéficos para si ou para os outros. É comum observar que os limites estão sendo desrespeitados, e constatam-se cada vez mais crimes virtuais provenientes da falta de conscientização dentre esses que não o respeitam.
Percebe-se que viver em rede é essencial, o crescimento das tecnologias cibernéticas é de suma importância para o desenvolvimento atual, contudo é preciso que haja uma tolerância, pois, hoje em dia, grande parte da sociedade vive alienada à rede, o diálogo pessoal está perdendo espaço para o “bate papo on-line”, pessoas comumente ao se cumprimentarem pela vez primeira de imediato indagam: Você tem “zap”? E face? Nota-se que está se criando uma dependência desnecessária, valores cruciais de relacionamento humano estão sendo esquecidos, é possível sim, viver em rede no século XXI, respeitando os limites entre o público e privado. Afinal, se somos capazes de criar tecnologias espetaculares, também somos inteligentes o suficiente para perceber o quanto delas é necessário para as nossas vidas.
Em suma, saliento que a sociedade perceba que conviver em um mundo dependente da internet, não quer dizer viver em mundo atrelado pela mesma. A conscientização é de suma importância para que a privacidade de cada individuo não seja afetada e para que as relações básicas do comportamento humano não sejam esquecidas. Finalizo lembrando o Albert Einstein, que dispensa comentários, certa vez ele disse: “o dia em que a tecnologia ultrapassar a interatividade humana o mundo terá uma geração de idiotas”.
Vamos filosofar!

JAILTON DOS SANTOS FILHO – Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe e colunista no site: airtonlima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário