sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O mito de que a geração Z sabe usar melhor a tecnologia foi por água abaixo


Essa dificuldade no uso de tecnologia pode ser explicada a partir da revolução dos smartphones, e de um movimento natural das empresas em busca de aumentarem suas vendas. Grande parte da tecnologia que temos no mercado hoje "simplesmente funciona", precisando do mínimo de configuração possível. Você liga o smartphone, coloca seu email e senha, e baixa aplicativos prontos para facilitar sua vida. Fácil, não? É o mesmo que ir ao mercado comprar uma lata de leite condensado e pagar com cartão de crédito, só que na frente de uma tela.
Os aplicativos em si são mais uma parte do problema: eles funcionam como um grande catálogo de serviços. Quer mandar mensagens? Procure um aplicativo que mande mensagens. Quer chamar um táxi? Procure um aplicativo que chame táxis. As gerações anteriores faziam essas duas ações através de telefones fixos, nem por isso se transformaram em uma geração que mudou o mundo através dos telefones, muito menos são experts em telefones. Assim como a geração atual não é expert em computadores, tablets ou smartphones.
Por trás dos aplicativos aparentemente tão simplificados, existem diversos conceitos lógicos e matemáticos, organizados por pessoas que são realmente experts em computadores.
Mesmo sem entender conceitos tão complexos, estes jovens deveriam entender um mínimo de computação. Mas a verdade é que toda essa vivência com a tecnologia os levou a serem experts em postar no Facebook, assistir vídeos no Youtube e postar fotos no Instagram. Nada além disso. Eles não sabem consertar problemas básicos de um computador e caem em golpes simplórios na internet, como "clique aqui para mudar a cor do seu Facebook".
Apesar de parecer trágico, este era um movimento natural de acontecer. Assim como as gerações anteriores não viraram experts em telefones fixos, muito menos experts em televisões (tive professores na faculdade de Rádio e TV que não sabiam conectar um projetor ao computador, imagina!), e menos ainda viraram experts em carros.
Quem nunca ouviu que os jovens de hoje, por nascerem envoltos de tanta tecnologia, aprendem a usá-la tão naturalmente quanto aprendem a andar?
Só que a realidade não é bem essa.
Apesar de cresceram com tanta tecnologia nas mãos, a geração Z não tem ideia do que está fazendo. Um estudo realizado na Illinois Wesleyan descobriu que apenas 23% dos estudantes sabem como usar o Google da melhor maneira. E pior: apenas 31% dos jovens entre 12 e 15 anos sabem diferenciar se os resultados de uma busca no Google são propagandas ou não, mesmo aparecendo "anúncio" escrito nelas.
E o conhecimento em carros é a melhor analogia que podemos fazer. Grande parte da população dirige, muitos dirigem durante muitas horas no mesmo dia, por longas distâncias, e isso não torna ninguém especialista em mecânica. Pelo contrário, as pessoas são enganadas todos os dias nas concessionárias por mecânicos que também não são especialistas em mecânica.
A sociedade do futuro será moldada pelos jovens através da tecnologia, sim, mas apenas por aqueles acima da média, capazes de lembrar que um smartphone também é um computador de bolso com possibilidades infinitas. De resto, será uma geração mediana como todas as outras, preocupada em tirar suas selfies e postá-las o mais rápido possível na rede social do momento, em busca dos seus quinze minutos de fama.
Escrito por Arthur de Lio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário